terça-feira, 3 de março de 2015

Olho de Peixe

A verdade por trás do "olho de peixe"


O que é?

As lesões popularmente chamadas de “olho de peixe” são, na verdade, as verrugas nas plantas dos pés.
Verrugas são causadas por vários tipos de vírus, chamados de vírus dos papilomas humanos (VHP), com muitos subgrupos. Além da entrada do vírus pela pele por algum trauma, o desenvolvimento da verruga depende do estado imunológico e/ou suscetibilidade da pessoa.
Há vários tipos como a verruga vulgar, a plana, a filiforme (comprida e fininha), a plantar e até o condiloma acuminado.


Por que são chamadas assim?

Verruga plantar
As verrugas plantares são popularmente chamadas de “olho de peixe”, porque ao invés de crescerem para fora, crescem para dentro das plantas dos pés como verdadeiros pregos devido ao peso corporal. Além disso, apresentam pontinhos pretos que são causados por pequenos sangramentos devido ao atrito ao andar e pisar. Podem ser únicas ou várias devido à auto inoculação, isto é, coçar ou cortá-las pode espalhá-las por perto ou em outros locais. Podem ser dolorosas como calos e dificultar a pessoa de andar.

O que fazer?

O tratamento pode ser através da aplicação diária de ácidos como o salicílico, o acético, o tricloroacético, o lático; ou ainda crioterapia que é a aplicação de um spray frio de nitrogênio líquido que costuma ser mais eficaz. Quando isto não resolve, pode-se realizar a eletrocoagulação da verruga que é “queimá-la” com um aparelho específico deixando uma crosta escura no lugar desta que cai após alguns dias. Ainda, é aconselhável melhorar as defesas do indivíduo com uma boa alimentação rica em zinco (folhas verde-escuras), vitamina C e uso de substâncias como a Tuía.

E para preveni-las?

Para evitar estes invasores indesejáveis o ideal é tomar banho sempre de chinelos em hotéis, academias e clubes. Na próxima postagem falaremos sobre a verruga genital ou condiloma.

10 comentários:

  1. Parabéns Dra. Silvia pelo excelente artigo. Muito didático e esclarecedor. Irei acompanhar todos as publicações. Não quero perder nenhuma orientação. Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Se tiver alguma dúvida ou sugestão de algo que queira saber é só falar. Bj

      Eliminar
  2. Dra Silvia, esclarecimentos muito úteis. Embora nunca tenha tido "olho de peixe" conheço muita gente que tem =[. Envie também dicas sobre as micoses de unhas e como evita-las. Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom e esclarecedor! Parabéns pela iniciativa! Já estou aguardando novos temas!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns, Doutora Por esse blog maravilhoso. Com conteúdo Que irá ajudar muitas pessoas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cleide! Espero realmente esclarecer algumas dúvidas. Bj

      Eliminar
  5. Parabéns, sucesso!
    Gostei do próximo tem.. Se puder indicar tratamentos tb vai ser bom.
    Bjus

    ResponderEliminar